quarta-feira, 2 de junho de 2010

Os 4 grandes

Este mês ocorrerá uma série de shows com os quatro grandes nomes do thrash-metal: Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax. No dia 22 o show será em Sófia, Bulgária, e este será transmitido mundialmente para diversos cinemas, inclusive para o Rio (Cinemark Downtown e Praia de Botafogo). O ingresso é salgado para cinema, mas não para um show desses: R$80.

Das quatro, conheci primeiro Slayer e Metallica através de um programa de metal na extinta Fluminense FM, a Maldita, hoje Band News. Fita K7 a postos, como sempre, gravei as músicas, para entender melhor depois, já que tinha ficado em estado de choque - para quem ouvia Black Sabbath, AC/DC e Iron Maiden, foi chocante descobrir que se podia fazer um som ainda mais pesado. Um outro domingo, quando tocava o tal programa, descobri Anthrax e Megadeth. E haja fita K7. Depois, haja dinheiro pra comprar os discos. Na época, era comum cada banda, não importa o gênero, lançar um novo álbum a cada ano; em compensação, comprar os discos era menos dispendioso. Se faltasse dinheiro, era só deixar uma fita com um amigo que tivesse o disco e o "problema" estava resolvido.

Muitas bandas que surgiram nessa época, início dos anos 80, foram capazes de trazer algo novo à música, com identidades/sonoridades que as diferenciavam muito umas das outras. Os anos passaram, integrantes foram trocados, sonoridades mudadas, mas os Big Four ainda mantém muito da sua identidade original, mesmo o Metallica, que se tornou o maior deles (do ponto de vista mercadológico).

Caso me decida a assistir ao show (dúvida por causa do preço), conto depois como foi.

Nenhum comentário: