quarta-feira, 26 de setembro de 2012

WT França 2012 - prévia

Após apenas uma semana, começa a perna européia do World Tour, e a primeira parada é na França. Amanhã, dia 27, será o dia da triagem que definirá o wild card do evento - há apenas uma brasileiro, o Wigolly Dantas, que está razoavelmente perto de se classificar para o WT. A janela de espera do evento principal começa sexta-feira, que ainda conta com shows, skate e o lançamento do projeto Surfers for Africa, cuja patrona é a 5x campeã mundial Stephanie Gilmore.

Pra quem não conhece, a França é famosa pelos seus fundos de areia e ondas que variam muito de formação conforme a maré, e que podem funcionar muito bem de meio a 4 metros. No vídeo é possível ter uma boa noção. A maré também influencia a distância da arrebentação de uma maneira bizarra: na cheia, quebram a 5 ou 10 metros da beira; na vazia, até 100 metros. No decorrer dos anos, chegou a haver duas etapas, que aconteceram ora em Hossegor, ora em Bizarritz ou Lacanau.

Muitos brasileiros costumam ir bem nesta etapa.  Em 1991, Fábio Gouveia ganhou do Martin Potter; 1994, Flávio Padaratz em Hossegor, e Ricardo Tatuí em Biarritz; 1995, Victor Ribas, em Lacanau; 2002, Neco Padaratz (fez a final contra Andy Irons, de quem perdeu, também na final, em 2003). Ano passado o vencedor foi Gabriel Medina, e dele se espera uma nova atuação de gala.

Vamos ver no que dá =)

Nenhum comentário: